SSC Service Utility

SSC Service Utility

As impressoras jato de tinta da Epson são consideradas as mais silenciosas e de melhor qualidade de impressão por muitos que trabalham na área de equipamentos de impressão. Porém, as impressoras da Epson possuem um grande incoveniente, pois quando atingem determinado número de impressão o equipamento é travado sem a possibilidade de utilização. Ao tentar imprimir aparece uma mensagem na tela do computador informando que alguns componentes atingiram o fim da vida útil. Esse método é também utilizado por outros fabricantes e é uma forma de forçar uma manutenção preventiva no equipamento, como se o reservatório de tinta já tivesse atingido sua capacidade de acumular tinta e estivesse prester a vazar essa tinta para outras partes da impressora.

Porém, isso não acontece assim tão facilmente, na grande maioria das vezes essa mensagem aparece mas o equipamento ainda esta bem limpo internamente.

O processo para liberar a impressora não pode ser feito por um usuário comum, necessitando levar o equipamento para uma assistência técnica realizar este procedimento de Reset do equipamento. Isso é cobrado e dependendo da assistência é bem caro.

Há um software alternativo que realiza este procedimento de Reset de muitos modelos de impressoras jato de tinta da Epson.

Vejamos como utilizar o software SSC Service Utility, lembrando que se trata de um software generico não autorizado pela Epson.

Todos os testes foram realizados com a versão 4.20 do SSC Service Utility





Tela principal do SSC Service Utility










Para dar inicio ao processo de Reset clique na Aba CONFIGURATION










A primeira opção é Installed Printers. Aqui será listada todas as impressoras que estão instaladas no seu micro. Escolha a impressora Epson que deseja Resetar.










A opção Printer Model mostra os modelos de impressoras Epson que são suportados pelo programa SSC Service Utility. Escolha o modelo correspondente ao que deseja resetar. Caso seja uma C45 escolha o modelo C4x e assim por diante.










Após estas escolhas estarem concluídas feche a janela do programa clicando no X de Fechar conforme indica a seta.










O icone do SSC Service Utility fica minimizado ao lado do relógio, conforme podemos ver na imagem.










Agora vá neste icone da impressora que foi criado na barra ao lado do relógio e clique com o botão direito do mouse, será exibida a janela conforme mostra a imagem.










Vá em Protection Counter e depois em Reset Protection Counter.










Aparecerá a seguinte janela de dialogo, clique em Sim.










A mensagem informando que seu contador foi resetado irá aparecer em seguida, clique em OK.










Desligue a impressora e ligue novamente a impressão será normalizada.






Download do SSC Service Utility via Superdownloads Versão 4.30


Download