PowerQuest Drive Image 2002 (tutorial Bem interessante)


Conheça esse super programa que cria imagens exatas das suas partições.

Links:

- Página oficial do programa: http://www.powerquest.com/driveimage/
- Página do fabricante (em português):
http://www.powerquest.com.br/

Drive Image 2002

A PowerQuest é famosa pelo seu extremamente útil Partition Magic (que é o melhor programa existente para modificar partições), mas a empresa também desenvolveu outros programas tão úteis quanto ele. Um desses programas é o Drive Image 2002.

Não existe jeito melhor de se fazer um backup exato do seu sistema do que criando uma imagem do seu HD ou Partição: é exatamente isso que o DI2002 faz: ele cria uma imagem exata da partição que você quiser.




Interface simples e fácil de entender
Interface simples e fácil de entender.

O DI2002 se destaca pela interface simples e muito fácil de se usar, além da segurança (ele checa a confiabilidade dos dados nas imagens criadas além de permitir colocar senhas nas imagens criadas, etc...). Uma das maiores diferenças da versão antiga (5) para a versão 2002 é que agora o programa pode fazer praticamente tudo de dentro do Windows - exceto a criação/restauração da imagem da partição aonde o Windows está instalado (neste caso o DI2002 sai do Windows para fazer a imagem/restauração e depois volta). Em qualquer outra partição, tudo é feito dentro do Windows mesmo. Além disso existe a opção do disco bootável para restaurar uma imagem mesmo quando é impossível acessar o Windows ...



Particionando...
Disk Operations, o "partition magic" embutido do DI2002.

O DI2002 também possui capacidades de particionamento: ele não é nenhum Partition Magic mas realiza tarefas básicas facilitando muito para salvar a imagem direto para uma partição de backup. O DI2002 também pode salvar as imagens em drives de CD-R/RW, Zip Drives, Jaz Drives entre outros suportados, além de contar agora com suporte a LAN podendo salvar/restaurar as imagens direto em um drive da rede local.




Suporte a gravadores de CD e Zip Drives entre outros.

Claro que salvar uma imagem em uma partição diferente do mesmo HD não é o ideal em termos de segurança (pois com uma falha no HD você não apenas perderá o sistema, como também o backup) pois você estará protegido contra erros de software - mas não de hardware. Por isso as melhores opções são HDs separados, CDs, Zip Disks e outras mídias removíveis suportadas pelo DI2002. Também pode-se agendar horários para a criação automática das suas imagens podendo ser realizado diariamente, semanalmente ou mensalmente.

O DI2002 suporta DOS, Windows 95/98/Me, Windows NT 4.0 Workstation, Windows 2000 Professional e Windows XP. Quanto aos sistemas de arquivos suportados, ele suporta FAT, FAT32, NTFS e o Ext2 (Linux).


Criação e restauração de uma imagem


Existem dois tipos de backup: Os dos arquivos do usuário/arquivos específicos e a "clonagem" do HD. Como o DI2002 se dedica a "clonagem" do HD criando uma cópia perfeita do conteúdo de um HD, com todas as configurações e arquivos naquele exato momento, não é possível criar uma imagem a partir de diretórios específicos (pois para isso existem os programas de backup): apenas imagens de partições completas são suportadas. Por este motivo o ideal é separar os arquivos do usuário (arquivos de texto, imagens, vídeos, etc...) dos arquivos de sistema.

Caso você vá fazer a imagem do seu disco de sistema, você deve verificar se o Windows e os programas estão funcionando perfeitamente e configurados do jeito que você quer (com as atualizações necessárias até o momento) para que a cópia do mesmo seja a mais completa possível. Depois disso, vamos partir para a criação da imagem.

É muito fácil navegar pela interface do DI2002: para criar a imagem basta clicar em Create Image (se for restaurar a imagem clique em Restore Image). Na tela seguinte, em Select Drives, escolha o disco/partição que será copiado e em seguida vá para Select Destination e escolha aonde a imagem será salva: pode-se dar o nome que quiser para a imagem, além de um breve comentário sobre ela.




Escolha o disco/partição que será copiado.

Clicando em Options você poderá escolher o nível de compressão da imagem criada, atribuir proteção por senha na imagem, pedir para separar a imagem em volumes de tamanhos fixos (650MB pra CD-R/RW, 93MB pra discos de Zip Drive de 100MB, etc...), checar erros no sistema de arquivos, etc...




As opções existentes para a criação de uma imagem.

Após isso, só clicar em Finish e esperar o DI2002 criar a imagem no lugar selecionado.

A restauração é muito simples também: clique em Restore Image e selecione o arquivo da imagem e onde será restaurada essa imagem. Existe a opção de escolher Restore to Original Locations na hora de escolher o destino e esta opção faz o DI2002 restaurar automaticamente as imagens no local exato delas (se essa imagem foi criada a partir do C:\, é no C:\ que ela será restaurada). Se não usar essa opção, você pode restaurar as imagens aonde você quiser.

Caso ocorra um problema grave no Windows que o impeça de funcionar (quando simplesmente o HD "morre" e temos que comprar um novo), não há motivo para desespero (a não ser que tenha criado a imagem dentro desse HD que "morreu"): basta você utilizar os Rescue Diskettes. Eles podem ser criados durante a instalação do DI2002 ou depois clicando em Boot Disk Builder ou mesmo em Create Rescue Diskettes no menu iniciar do Windows (dentro do grupo criado pelo DI2002 em Programas). Serão criados dois discos: um de boot e o outro com o DI2002 para DOS, que possui interface gráfica e suporte a mouse! Havendo essa necessidade, basta dar boot no PC com o disco de boot criado pelo DI2002 e depois colocar o disco 2 quando for pedido.

O DI2002 para DOS é executado de maneira rápida e clara bastando seguir os mesmos passos de antes: clique em Restore Image e selecione o local aonde está a imagem que você quer restaurar. Pronto ! Agora dê um boot novamente (sem o disco de boot claro) e lá está o seu PC exatamente como antes ;) ...

Autor original: The Orqs (Omnia Vincit)
Direitos Autorais: BABOO